domingo, 21 de fevereiro de 2010

L. Felipe Benites

A minha historia começou cedo, na verdade foi quando o tempo surgiu, junto com o hidrogênio e todas as partículas pesadas que foram sendo acrescentadas ao cosmos, só posso dizer sobre os primeiros 3 minutos da origem do universo. Depois houve uma expansão acelerada, como se uma fina areia de praia atingisse as proporções de uma cidade enorme. Em meio a isso uma estrela morreu. O que era uma super nova liberou átomos de toda a tabela periódica para o espaço adjacente e formou o nosso sistema estelar, a via láctea. E um Sol e alguns planetas surgiram. Na terceira rocha a partir do Sol, o que veio da união de carbono, hidrogênio e uma coisa ou outra, em algum lago primordial, ou talvez no subterrâneo, foi um aglomerado orgânico que começou a metabolizar a rocha, os gases a sua volta. um dia algumas dessas moléculas proclamaram sua independência e se tornaram sozinhas. Alguns bilhões após, numa indigestão acidental, uma bactéria ficou preso dentro de outra, e surgiu uma mitocôndria que iria fazer parte de minhas células (e das suas). Após cansar de viver em agua salgada, algum parente antigo resolveu subir a terra, onde aparentemente era mais seguro. Alguns morreram (como sempre) e outros sobreviveram. Um dia grandes répteis dominaram o planeta, enquanto meus antigos viviam em tocas ou troncos caídos. Até o grande meteoro. Muito tempo depois, quando já eram os primatas que andavam pela África, eles decidiram descer das árvores e rumar a savana. Muito, mas muito tempo mesmo depois, entre a Espanha e Portugal alguns velhos parentes se conheceram, e após um copo ou dois de vinho, mais um novo parente foi acrescentado à minha história.

Veio a 1° Grande Guerra, e eles deportaram pelo Brasil, e exatamente onde eu não saberia lhes contar. E veio a 2° Grande Guerra e alguns átomos e genes que compõe o meu corpo estavam no corpo de um soldado que conseguiu voltar a sua terra vivo. Por volta de 40 anos no pós guerra, eu nasci e morávamos numa casa com um pátio enorme, num lugar isolado e cheio de árvores, poças de chuva fervilhando de girinos que eu gostava de coletar e observar, e quando meus pais deram para mim e meu irmão um kit de química, aqueles clássicos que vinham algumas soluções ultradiluídas e uns marcadores, como fenolftaleina. Logo que entrei no jardim já estava na fase dos dinossauros, desenhando e principalmente escrevendo textinhos curtos sobre ele. Na 2°série fundei um "clube do dinossauro" que era uma espécie de sociedade Lineana, só que nos fundos da minha casa, e formada por alguns colegas de aula. Era um defensor ferrenho de Darwin e da evolução biológica em 93 ( o mesmo ano que estreou o Jurassic Park).
14 anos depois, estou entre o 5° semestre de Biologia na Unisinos, e já trabalhei coletando resíduos perigosos (lixo), com tratamento de água e efluentes, numa floricultura (por meio dia) e com biologia molecular (por poucos meses). Também escrevo em outros blogs como o Hérois de Plástico, o Jarro de Moscas e O amigo de Wigner.
Minhas contribuições nesse blog passarão pela exobiologia, evolução, por parasitismos e simbioses, algumas das minhas áreas favoritas da Ciência da Vida.
Lembre-se que a minha história, ate certo ponto do tempo e espaço, seja verticalmente ou horizontalmente, pode ter se confundido com a sua e a de todos os outras pessoas e seres vivos. Somos todos aparentados de uma forma ou de outra, e vamos continuar sendo até onde tudo isso virar apenas mais um conto.

Observações: Esse texto foi expeculativo em alguns pontos, mas não se preocupe com isto, foi algo assim mesmo que aconteceu, as evidências apontam para todos esses cenários descritos ao longo da minha (e da sua) história.

Um comentário: