
Mas que genética que nada! Quando conheci a Ecologia, com suas magníficas inter-relações, o complexo nicho ecológico, os fatores limitantes, as análises de probabilidade, os conceitos de diversidade, riqueza, equitabilidade, a biogeografia de ilhas, sucessão ecológica e os ciclos biogeoquímicos, foi amor à primeira vista! Eis que encontrei meu chão! Aliados a tudo isso, a paixão por tudo que é vivo e o gosto pelos trabalhos em campo foram decisivos para definir o meu perfil.
Trabalhei por dois anos com Limnologia e Ecologia de Peixes, especialmente com banhados (wetlands), no Laboratório de Ecologia de Peixes da Unisinos, sob a orientação do Dr. Uwe Horst Schulz. Lá participei de dois projetos de pesquisa com monitoramento de estoques pesqueiros e avaliação da integridade de rios, arroios (riachos) e banhados visando à conservação, mais especificamente da Bacia do Rio dos Sinos, aqui no Rio Grande do Sul.
Hoje as plantas são o foco dos meus estudos e estou ingressando no Laboratório de Ecologia Vegetal da Unisinos na área de Dendrocronologia (datação das plantas a partir dos anéis de crescimento) com o Dr. Juliano Morales de Oliveira.
Minhas perspectivas para um futuro relativamente próximo estão em duas áreas pelas quais tenho maior interesse: Ecologia da Restauração e Biologia da Conservação. Nelas consigo aliar os conceitos da Ecologia teórica que tanto me fascinam, com a conservação da biodiversidade e a restauração de ecossistemas degradados (uma das maneiras que escolhi para salvar o mundo e virar uma super-heroína!).
Como uma futura ecóloga, sou um “projeto de bióloga” admiradora da natureza, do cheiro de mato! A vontade de fazer ciência e de torná-la absorvível por todas as pessoas (a outra maneira de salvar o mundo!) é que me trouxe até o blog para contribuir com a difusão do conhecimento (e não apenas guardá-lo em forma de paper numa prateleira). Meus posts serão sobre as áreas que já trabalhei, mas especialmente, sobre conservação, ecologia de comunidades e ecossistemas. Espero que nosso blog seja uma fonte muito rica e divertida de conhecimento para todos nós. Até breve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário