quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Gabriela Ávila

Olá! Muito prazer! Meu nome é Gabriela Ávila, tenho 21 anos e, como todos aqui no blog, sou uma amante da Biologia. Escolhi essa ciência aos 12 anos de idade quando, na escola, tive aula sobre “seres vivos” e me apaixonei pelos cetáceos (os queridinhos golfinhos...). A partir de então tinha decidido meu futuro e, finalmente, no Ensino Médio (reta final pro vestibular) descobri na genética um lugar legal pra mim! Pois que entrei na Biologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em busca dessa grande área.
Mas que genética que nada! Quando conheci a Ecologia, com suas magníficas inter-relações, o complexo nicho ecológico, os fatores limitantes, as análises de probabilidade, os conceitos de diversidade, riqueza, equitabilidade, a biogeografia de ilhas, sucessão ecológica e os ciclos biogeoquímicos, foi amor à primeira vista! Eis que encontrei meu chão! Aliados a tudo isso, a paixão por tudo que é vivo e o gosto pelos trabalhos em campo foram decisivos para definir o meu perfil.
Trabalhei por dois anos com Limnologia e Ecologia de Peixes, especialmente com banhados (wetlands), no Laboratório de Ecologia de Peixes da Unisinos, sob a orientaçã
o do Dr. Uwe Horst Schulz. Lá participei de dois projetos de pesquisa com monitoramento de estoques pesqueiros e avaliação da integridade de rios, arroios (riachos) e banhados visando à conservação, mais especificamente da Bacia do Rio dos Sinos, aqui no Rio Grande do Sul.
Hoje as plantas são o foco dos meus estudos e estou ingressando no Laboratório de Ecologia Vegetal da Unisinos na área de Dendrocronologia (datação das plantas
a partir dos anéis de crescimento) com o Dr. Juliano Morales de Oliveira.
Minhas perspectivas para um futuro relativamente próximo estão em duas áreas pelas quais tenho maior interesse: Ecologia da Restauração e Biologia da Conservação. Nelas consi
go aliar os conceitos da Ecologia teórica que tanto me fascinam, com a conservação da biodiversidade e a restauração de ecossistemas degradados (uma das maneiras que escolhi para salvar o mundo e virar uma super-heroína!).
Como uma futura ecóloga, sou um “projeto de bióloga” admiradora da natureza, do cheiro de mato! A vontade de fazer ciência e de torná-la absorvível por todas as pessoas (a outra maneira de salvar o mundo!) é que me trouxe até o blog para contribuir
com a difusão do conhecimento (e não apenas guardá-lo em forma de paper numa prateleira). Meus posts serão sobre as áreas que já trabalhei, mas especialmente, sobre conservação, ecologia de comunidades e ecossistemas. Espero que nosso blog seja uma fonte muito rica e divertida de conhecimento para todos nós. Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário