quinta-feira, 1 de abril de 2010

Contando um causo gaudério: a peleia do leão-marinho sul-americano


Todo ano é assim. Os(as) raparigos(as) de alma forte e guerreira abandonam o rancho da infância lá pelas bandas orietales (Uruguay e Argentina) e rumam às querências do norte. Seguem as frentes frias (corrente das Malvinas) del sur que atravessam as províncias platinas chegando às águas gauchas-lusitanas (São José do Norte e Torres). A invernada aquática acontece quando os macanudos deixam em casa as chinas, que podem estar prenhas ou não, cuidando das crias e seguem seu rumo para não competir com o sustento dos piazitos que aos poucos se atiram ao mar. A partir daí, a peleja é braba. Vão os farrapos a uma longa jornada e nela enfrentam várias frentes. Os perigos do mar, as doenças e o homem. Com este último ficam guasqueando por comida, muitos não resistem aos ferimentos, tomam balaços na testa e muitas vezes são surrados e atacados covardemente pelas costas. Enfim, chegam ao destino desejado (Ilha dos Lobos em Torres e Molhe leste de São José do Norte) onde encontram o aprochego temporário de um lar. Como todo bom castellano, todos os dias cedito já estão reunidos para a peleja diária e para assistir o nascer do sol no horizonte. E assim segue até começar o não desejado verão galego. Por fim, bate a saudade das chinoca véia e dos piazitos, quando retornam a querência amada. Não sem antes enfrentarem inúmeras trincheiras, novamente com o homem.


Referências:


Sanfelice, D; Vasques, V.C; Crespo, E. A. Ocupação Sazonal por Duas Espécies de Otariidae (Mammalia, Carnivora) da Reserva Ecológica Ilha dos Lobos, Rio Grande do Sul, Brasil. Iheringia. Sér. Zool. (87): 93-100, 1999.


Rosas, F. C. W.; Pinedo, M. C.; Marmontel, M.; Hainmovici, M. Seasonal Movements of the South America Sea Lion (Otaria flavescens, SHAW) off the Rio Grande do Sul Coast, Brazil.Mammalia, t.58, n°1, 1994: 51-59

3 comentários: